O Ginásio Clube de Tavira ao longo dos seus 94 anos de existência, pois fora fundado em 19 de Outubro de 1928, sempre foi conduzido por fervorosos adeptos, que prestigiaram e amaram este nobre Clube.
Pela Presidência passaram homens para quem o desporto tinha um nobre sentido de vida e um constante associativismo. Desde o seu primeiro Presidente eleito, José Pires Cansado, na orientação dos destinos do G.C.T. passaram outros entusiastas, como o dr. Eduardo Mansinho; Abílio Encarnação, dr. Martiniano Santos; engº. José Francisco Assunção, e tantos mais.
Contudo, em 1984, quando o Ginásio atravessou uma crise directiva e mesmo desportiva, um grupo de sócios, liderado por Liberto Camões, encetou um novo vigor no Clube, que marcou com o despertar da juventude, para diversas modalidades, como futebol, a patinagem e o hóquei em patins, bem como a renovação da secção de ciclismo, que havia acabado.
Liberto Camões Castanho Soares fora, desde jovem, um desportista cheio de entusiasmo e de ideias profícuas, para o seu Clube de sempre, o Ginásio de Tavira. Era um cidadão exemplar, comerciante da indústria hoteleira e proprietário do estabelecimento mais conhecido e procurado da cidade, o saudoso Café Arcada.
O Liberto tinha uma personalidade impressionante, sempre disposto a ajudar quem o procurava no seu estabelecimento, que constituía o ponto de encontro de tanta gente.
Nas últimas três décadas da sua vida, o Ginásio de Tavira valorizou-se durante os 8 mandatos presidenciais do Liberto, período em que ele fez do Ginásio a sua quase permanente estadia. Foi o principal percursor na compra da sede do Clube e estava sempre idealizando sucessivas obras do embelezamento e valorização da Sede.
Faleceu em 13 de Abril do ano passado, e apesar da grave doença que o afectou nunca deixou o “leme” do grande “navio”, que tem sido o Ginásio Clube de Tavira.
Hoje, dia 15 de Abril de 2022, o Liberto Camões faria 86 anos e é por esta mesma razão que aqui estamos a Referenciar um Homem Bom, um Desportista convicto e um Presidente deste Clube, que merece uma Homenagem que tarda.
SAUDADES PRESIDENTE LIBERTO CAMÕES.
Texto da autoria de: Ofir Chagas